segunda-feira, 21 de setembro de 2009
Filme: District 9 [2009]
Distrito 9
Nossa, o Peter Jackson mandou muito bem neste filme. Toda a desculpa de ficção científica só se sustenta pelo "detalhe" de terem extraterrestes neste filme.. fora isso, nada mais humano que eu tenha visto até agora.. simplesmente fantástico.
A câmera na mão e o formato de documentário são mais personagens da história, praticamente, onde ficamos imersos em mais um caso de opressão do mais forte, ou imperialismo ou whatever que vc queria dizer...mas o fato é que a forma e o conteúdo deste filme são simplesmente fantásticos, neste formato. Filmes de extraterrestres temos demais, mas contados desta maneira, poucos.
Demonstra uma frieza e por muitas vezes a supercialidade da "classe" dominante humana, suas relações fraças e pautadas pela exposição coletiva.
O Peter Jackson sacou que precisava de algo não humano para nos lembrar do que é ser humano...
Daqui:
"20 anos atrás uma raça alienígena aporta na Africa do Sul, mas no lugar de uma infiltração bélica ou a busca por divisão de conhecimentos, os extraterrestres só buscavam um lugar para viver após abandonarem seu planeta natal. Instalados no Distrito 9, as nações não chegaram a uma conclusão do que fazer com os novos inquilinos do planeta Terra e passaram o controle dos refugiados para uma empresa privada chamada Multi-National United (MNU), que por sua vez está mais interessada em roubar os segredos bélicos dos extraterrestres do que na sua própria segurança. Em meio a toda esta tensão Wikus van der Merwe, um operativo MNU, acaba contraindo um vírus alienígena que começa a mudar seu DNA, tornando-o possivelmente a chave pelo controle tecnológico alienígena. Wikus passa a ser a pessoa mais procurada do planeta e só há um lugar onde pode se esconder - o Distrito 9.
Curiosidades:
- É um pseudo documentário, "Distrito 9" usa câmeras de mão, imagens semelhantes às de câmeras de segurança e simulacros de noticiários, tudo isso misturado com ação sangrenta e muito tiroteio.
- Peter Jackson (Senhor dos Aneis) gastou apenas 30 milhões e em 2 dias o pagou. Está faturando uma fortuna pelo mundo.
- Após o fracasso na adaptação para o cinema do jogo de videogame Halo, que seria dirigido por Neill Blomkamp, Peter Jackson procurou o diretor e lhe ofereceu US$ 30 milhões para que rodasse o que quisesse. O resultado foi Distrito 9.
- Distrito 9 é baseado na infância do diretor Neill Blomkamp na África do Sul, durante o período do apartheid.
- Como parte da campanha de divulgação nos Estados Unidos foram colocados anúncios de Distrito 9 em pontos de ônibus e nas paredes de prédios das principais cidades do país. Os anúncios não traziam o título do filme, contendo avisos de que aquela área era restrita para humanos e com um número de telefone para que não-humanos se informassem."
Trailer
Elenco
Sharlto Copley (Wikus Van De Merwe)
Jason Cope (Grey Bradnam)
Nathalie Boltt (Sarah Livingstone)
Sylvaine Strike (Dra. Katrina McKenzie)
Elizabeth Mkandawie (Entrevistadora)
John Summer (Les Feldman)
William Allen Young (Dirk Michaels)
Greg Melvill-Smith (Entrevistador)
Nick Blake (François Moraneu)
Jed Brophy (James Hope)
Louis Minnaar (Piet Smit)
Vanessa Haywood (Tania Van De Merwe)
Marian Hooman (Sandra Van De Merwe)
Ficha Técnica
Gênero:Ficção Científica
Duração:01 hs 52 min
Ano de lançamento:2009
Site oficial:http://www.d-9.com/
Estúdio:WingNut Films / Key Creatives / QED International
Distribuidora:TriStar Pictures / Sony Pictures Releasing
Direção: Neill Blomkamp
Roteiro:Neill Blomkamp e Terri Tatchell
Produção:Peter Jackson
Música:Clinton Shorter
Fotografia:Trent Opaloch
Direção de arte:Emilia Rioux
Figurino:
Edição:Julian Clarke
Efeitos especiais:Weta Digital / XYZ-RGB / The Embassy / Image Engine Design
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário